sábado, 4 de outubro de 2008

Novidade

Uma proposta diferente: o artista auto-retratando-se. Aquilo Sou Eu é isso mesmo: uma junção dos auto-retratos dos artistas que aceitaram o desafio. Aqui se encontram, entre outros, Daniel Blaufuks, Jan Fabre, Jorge Molder, Cindy Sherman, Susanne Themlitz.
Aquilo Sou Eu, o livro, resulta da exposição com o mesmo nome, actualmente (e até 31 de Outubro) na Fundação Carmona e Costa.
Disponível nas livrarias a partir de dia 9 de Outubro.

Aquilo Sou Eu
Vários Autores




Caixa (15,5 x 22 cm)
Classificação: Arte; Auto-retrato
Colecção: Arte e Produção
25 €

Escreve Margarida Medeiros no texto publicado no livro: «O convite feito a um artista para que se coloque ao espelho e registe a sua própria imagem é um convite a demorar-se sobre essa realidade identitária que nos foge a cada minuto, na qual não nos podemos demorar muito para que possamos continuar a viver. Quando um artista é convocado, por muito informalmente que o seja, como foi no caso do gesto afectuoso de Luís Serpa, a fazer o seu auto-retrato, e o faz, mesmo que contrariado, para agradar a um amigo, confronta-se com a necessidade de exteriorizar uma auto-imagem, de construir uma representação que enuncie qualquer coisa sobre si. Mas qualquer artista sabe que apenas tem de dar qualquer coisa, e que lhe seria impossível fornecer uma imagem una, acabada, total, de si mesmo. Por outro lado, como artista, a sua marca autoral estará sempre ligada à representação que de si fizer e ele sabe-o.»

Sem comentários: