segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Luis Buñuel [22 de Fevereiro de 1900 - 29 de Julho de 1983]

Realizador e cineasta espanhol, Luis Buñuel nasce em Calanda (Teruel), em 1900.
Vive em Paris até 1929, onde se inscreve na Academia de Cinema e escreve crítica cinematográfica. Escreve, com Jose Bello, Hamlet, a primeira obra surrealista do teatro espanhol, que é levada à cena em Paris. Nunca perderá a sua veia literária e poética.
Os seus primeiros dois filmes são feitos em colaboração com o pintor Salvador Dali: Cão Andaluz, em 1928, e A Idade de Ouro (banido durante 49 anos), em 1930. "Chocante”, “provocadora”, “polémica”, “inovadora” serão termos sempre associados à obra cinematográfica deste realizador, que transformará para sempre a estética cinematográfica.
Casa em 1934 com Jeanne Rucar, em Paris.
Em Madrid, é o responsável pelas dobragens da Warner Brothers. Em 1938 viaja para os Estados Unidos da América, onde trabalha em dobragem para a Warner Brothers, mas em 1946 estabelece-se no México, obtendo a nacionalidade mexicana. Filma Nazarín, com o qual ganha o Prémio Especial do Júri do Festival de Cannes.
As suas raízes assentam no surrealismo. Os seus filmes mais tardios, como O Anjo Exterminador, A Bela do Dia, O Fantasma da Liberdade, Esse Obscuro Objecto de Desejo, entre outros, são reconhecidos publicamente e muitos recebem prémios em festivais de cinema por todo o mundo. Volta a viver em Paris, mas é no México que morre, em 1983.

Sem comentários: