segunda-feira, 8 de março de 2010

Pessoa - Crowley

Uma novela policial de Fernando Pessoa e toda a correspondência que lhe deu origem, com o «mago», poeta e pintor inglês Aleister Crowley, além de outras personalidades do mundo esotérico tão caro a Fernando Pessoa.
Compilações de rara iconografia da época, fac-símiles e notas elucidativas existentes no dossier Crowley – Pessoa, organizadas por um seu sobrinho.
«Miguel Roza desvenda ao público leitor de Fernando Pessoa os segredos do encontro do poeta com Aleister Crowley, ajudando a entender melhor as múltiplas facetas de um génio que não cessa de nos inquietar: como visionário, como experimentalista tão inovador ou mais do que os conhecidíssimos «manifestantes» futuristas, como excepcional tradutor (recorde-se o «Hino a Pã» de Crowley) e, last but not least, como inquiridor persistente dos mistérios da alma humana e, neste caso, de alguém que começou por admirar como mestre e iniciador: o célebre mago Crowley.
A ordenação dos materiais (correspondência, encomendas de obras, «montagem» do caso da Boca do Inferno, com o consequente desenvolvimento à escala europeia em Inglaterra e França)permite visionar o que eram os círculos artísticos do tempo, as tertúlias de café ou livraria, e a paixão, nos salões, por tudo o que tocasse à Clarividência, à Mediumnidade, à Iniciação espiritual ou mágica, tanto no caso de Crowley como do seu outro «associado» na Golden Dawn, MacGregor Mathers (Cabalista de renome, cuja tradução do Zohar se encontra na biblioteca de Pessoa). »
Y.K. Centeno

Compilação e considerações: Miguel Roza

ISBN 978-972-37-1383-1

Sem comentários: