quinta-feira, 15 de abril de 2010

«A Bela Acordada» - uma história de António Rodrigues ilustrada por Joana Rosa

Não sei o que me deu para vos contar esta história. Sei, meninas e meninos, que quando tinha a vossa idade me davam histórias para ler e, se depois me pediam para as contar, eu sempre inventava, acrescentava ou deslocava alguma coisa. Os psicólogos dizem que é próprio da imaginação fértil das crianças. Não sei se dizem que os adultos devem manter essa imaginação. Digo-vos eu para a manterem, porque faz muito bem à saúde dos mais crescidos.
Foi isso mesmo que fiz aqui. Conto-vos à minha maneira a conhecida história d’A Bela Adormecida, que faz parte de um conjunto de contos populares adaptados para a literatura infantil, no século XVII, por um senhor francês chamado Charles Perrault, e com várias outras adaptações por esse mundo fora.
A iniciativa de escrever esta história surgiu quando vi a série de desenhos infantis da artista Joana Rosa que agora ilustram este livro. Os desenhos têm relação directa com a história, e esta com aqueles.
Garanto-vos, meninas e meninos, que é possível encontrar vários pontos em comum entre os desenhos e a história, mas isso deixo à vossa imaginação descobrir.

António Rodrigues


ISBN: 978-972-37-1488-3

Já disponível nas livrarias

Sem comentários: