quinta-feira, 8 de julho de 2010

Alberto de Lacerda

ISBN: 978-972-37-1501-9

«Durante o primeiro período do ano universitário americano, entre finais de Agosto e de Dezembro, Alberto de Lacerda leccionava em Boston. Pouco antes do Natal voltava a Londres. Este modo de vida quebrava as suas rotinas, afastava-o durante longos períodos de amigos queridos que lhe faziam falta, e devolvia-o anualmente às incertezas de uma vida profissional sem qualquer espécie de vínculo à carreira, que só nos últimos anos lhe deu um mínimo de segurança. Foi assim durante mais de duas décadas até ao inverno de 1996.
Alberto voltou para a Londres que tanto amava, mas que o acolheu mais fria, mais despojada de amigos, diferente e algo remota. Boston, que nunca o cativara inteiramente, tinha-lhe no entanto dado outros convívios e a proximidade relativa de outra cidade sempre apetecida: Nova Iorque.
O Pajem Formidável dos Indícios foi escrito entre Outubro de 1995 e Janeiro de 1997. É o livro que o acompanha na despedida da América e o traz de regresso a Londres. É também o primeiro livro que se publica após a sua morte, escolhido de uma impressionante lista de poemas e livros organizados que deixou. Apesar da solidão que estes poemas nos revelam, deles também transparece o estado de encantamento em que viveu.

Alberto de Lacerda nasceu na Ilha de Moçambique a 20 de Setembro de 1928 e morreu em Londres, na madrugada do dia 27 de Agosto de 2007.»

Luís Amorim de Sousa

Sem comentários: