domingo, 14 de novembro de 2010

Loja de História Natural - segunda-feira, pelas 18h30, encontramo-nos lá.


(clique na imagem para a aumentar)

A Loja de História Natural e a Assírio & Alvim convidam-no(a) para a apresentação do livro:

Aves de Portugal
Ornitologia do território continental

de Paulo Catry, Helder Costa, Gonçalo Elias e Rafael Matias, que terá lugar no dia 15 de Novembro (segunda-feira), pelas 18h30, na Loja de História Natural (Rua do Monte Olivete, 40 § 1200-280 Lisboa). O livro será apresentado pelos autores que, no final, estarão disponíveis para responder a perguntas dirigidas pelo público.

«[…]
O meu livro andarilho desde o minuto em que o recebi chama-se Aves de Portugal — Ornitologia do Território Continental. São mais de novecentas páginas de ornitologia, mas não pesam nada. Os autores escreveram-no ao longo de 11 anos, quase sempre nas horas livres. É uma obra de amor — o facto de ser científica é secundário.
Paulo Catry, Helder Costa, Gonçalo Elias e Rafael Matias não só escrevem bem, como se dirigem tanto ao especialista, amador ou curioso, mas sem simplificar ou diluir o que até hoje se aprendeu sobre a avifauna portuguesa.
São cerca de 450 personagens as espécies. Cada um tem o seu drama. Uns são pouco originais e generalistas; outros escasseiam e correm grande perigo. Uns apareceram há pouco tempo; outros desaparecem de repente. Muitos são vítimas do homem. Alguns adaptam-se e aproveitam-se dele.
É um épico romance este livro ­— épico no estudo, na escrita e na leitura. E romântico pelos amores e pelos cuidados que nos causa.»

Miguel Esteves Cardoso, Público, 7 de Novembro de 2010

Sem comentários: