segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Uma novela académica

Uma novela académica cuja intriga não se centra na Universidade. Uma acção que decorre em cerca de vinte minutos e que, todavia, abarca mais de quarenta anos da História portuguesa recente. Um protagonista com a solene graça de Francisco de Villa-Verde que os outrora companheiros de armas tratavam por Xico-Xicão. Um académico quase nada respeitado que acaba por ser indigitado Presidente do Instituto Camões. Uma esposa praticante de espartanos jejuns sexuais que, na juventude, fora uma imaginativa sedutora. Um autarca, fugaz universitário, que sonhava ser consiglieri. Uma bela e esbelta russa recentemente designada leitora de português em Sevilha. Um neófito adepto do Acordo Ortográfico, incapaz de ler um jornal brasileiro. Um cantor de charme francês destronado por uma cantora pop inglesa. Um parágrafo que nunca mais acaba!
Surpreendido? Bem, muito mais ficará depois de ler tudo isto e muito mais em Inveja - uma novela académica, novo livro de Mário Avelar que é lançado hoje, segunda-feira, às 18h30 na livraria Assírio & Alvim, R. Passos Manuel 67B, em Lisboa. Contamos com a sua presença.


«Entre o começo e o fim desta narrativa, que em pinceladas fortes nos dá a ver tudo o que de pior vai acontecendo na esfera da política, uma outra lição nos é proposta: a de lermos nas entrelinhas os autores da grande literatura que frequentemente são citados ou evocados, e nos lembram que há mais mundo para além do apertado mundo do espesso e caricato Villa-Verde.
Mário Avelar demonstra, enquanto ironiza, uma cultura musical que a muitos especialistas faria inveja, uma formação literária e artística que a todos os que de verdade amam a literatura e a arte devolvem a esperança. Foi o meu caso, e será o caso de muitos outros leitores como eu. Terá esta novela chegado a tempo? Não apenas de nos divertir, de nos instruir sobre o teatro do mundo, mas também de obrigar os responsáveis a que emendem a mão?»

Yvette K. Centeno, Colóquio Letras, nº 175, 2010.

ISBN: 978-972-37-1477-7. Nas livrarias até ao fim desta semana.

Sem comentários: