sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Maria Gabriela Llansol - Jornadas Llansolianas e novos livros (Sintra, 24-25 de Setembro de 2011)

 
[clicar na imagem para ver outras referências, neste blogue, a Maria Gabriela Llansol]


EUROPA EM SOBREIMPRESSÃO - LLANSOL NAS DOBRAS DA HISTÓRIA (uma edição Assírio & Alvim / Espaço Llansol) documenta exaustivamente, com ensaios, textos de M. G. Llansol (em grande parte inéditos) e muita iconografia, a exposição que esteve patente entre Março e Abril no CCB, em Lisboa. Do texto de Llansol que abre este volume que ficará certamente como um marco importante na bibliografia llansoliana, extraímos um parágrafo de inegável actualidade:

«A transparência e o absoluto não são lugares para o homem. Era preciso dar-lhe o toque para que se lançasse na grande viagem a que todos aspiravam. O grande êxodo da liberdade de consciência. Eu sempre soube que a razão não serve para ver. Esse, o equívoco da nossa aliança que transformou a liberdade de consciência em conquista, que fez de cada ponto de apoio no território uma fronteira a delimitar espaços de exploração; cada diferença que encontrava, uma exclusão. E o mundo tornou-se como a razão o escreveu: veloz, exponencial, crítico, memória acumulada de despossessão. […] Em dois séculos, deu ao homem o maior abanão de que há memória. Fê-lo sair da crença. Mas, com as extraordinárias resistências que se acumularam nesse confronto, nem a razão sabe agora o caminho para diante, nem a crença poderá jamais abrir o caminho de retorno…»

Todas as informações sobre as Jornadas Llansolianas e sobre os lançamentos de novos livros de Maria Gabriela Lansol podem ser encontradas no

Sem comentários: