sexta-feira, 18 de novembro de 2011

«Europa em Sobreimpressão - Llansol e as dobras da história»

978-972-37-1607-8
Europa em Sobreimpressão — Llansol e as dobras da história documenta exaustivamente, com ensaios, textos de Maria Gabriela Llansol (em grande parte inéditos) e muita iconografia, a exposição que esteve patente entre Março e Abril no CCB, em Lisboa. Do texto de Llansol que abre este volume e que ficará certamente como um marco importante na bibliografia llansoliana, extraímos um parágrafo de inegável actualidade:

«A transparência e o absoluto não são lugares para o homem. Era preciso dar-lhe o toque para que se lançasse na grande viagem a que todos aspiravam. O grande êxodo da liberdade de consciência. Eu sempre soube que a razão não serve para ver. Esse, o equívoco da nossa aliança que transformou a liberdade de consciência em conquista, que fez de cada ponto de apoio no território uma fronteira a delimitar espaços de exploração; cada diferença que encontrava, uma exclusão. E o mundo tornou-se como a razão o escreveu: veloz, exponencial, crítico, memória acumulada de despossessão. […] Em dois séculos, deu ao homem o maior abanão de que há memória. Fê-lo sair da crença. Mas, com as extraordinárias resistências que se acumularam nesse confronto, nem a razão sabe agora o caminho para diante, nem a crença poderá jamais abrir o caminho de retorno…»

Textos de António Guerreiro, Cristiana Vasconcelos Rodrigues, Friedrich Hölderlin, Hadewijch de Antuérpia, Ibn ‘Arabî, João Barrento, João da Cruz, José Augusto Mourão, José Manuel Durão Barroso, Maria de Lourdes Soares, Maria Etelvina Santos, Maria Gabriela Llansol, Mestre Eckhart, Silvina Rodrigues Lopes, Thomas Müntzer

1 DVD com quatro filmes de Daniel Ribeiro Duarte
.

Sem comentários: